Trello. Transparência, colaboração e Kanban

Trello é uma aplicação que muitos conhecem hoje por ser uma aplicação considerada uma das melhores ferramentas para trabalhar com Kanban on-line, sendo que poucos conhecem a origem desta aplicação e o que aconteceu com ela até este momento.

Um dos maiores desafios em qualquer tema de gestão está em volta da disciplina de Planejamento. Planejar está na essência de qualquer pessoa que trabalha para gerar valor em sua atividade, seja um simples plano de juntar dinheiro como um planejamento de viagem internacional.

Fog Creek Software

Diante disso, no ano de 2010, a Fog Creek Software iniciou estudos internos durante a sua Semana Creek (Semana Creek era o movimento para que os times pudessem apresentar possíveis oportunidades de aplicações), dentre esses estudos foi sugerido um protótipo de produto que pudesse apoiar e facilitar o trabalho de planejamento de alto nível. Como resultado, o time apresentou um protótipo chamado Trellis. Trellis foi usado, testado e como todo produto digital evoluiu muito seguindo as tendências do mercado e ouvindo a necessidade de seus usuários.

A chegada do nome TRELLO no mercado

Tech Crunch Disrupt

Durante uma fase sendo usado como aplicação beta, o Trellis entra em uma nova fase e em Setembro de 2011 uma nova aplicação é apresentada ao mundo na sessão Disrupt da TechCrunch como Trello.

Desde esta publicação, Trello que até então estava disponível apenas para usuários iPhone caiu no gosto popular por apresentar uma navegação muito simples e rápida para criação de listas e consequentemente seus cards.

Quando tudo parecia estar caminhando bem, Trello aparece no mesmo mês na revista Wired no artigo que falava sobre “Os 7 aplicativos mais legais que você ainda não ouvir falar ainda” e sendo comentado pela Lifehack como “isto faz com que a colaboração em projetos se torne simples e agradável”.

Em 2012, a aplicação estava presente na vida de mais de 500 mil usuários, foi um estouro! Como plano de expansão, a aplicação foi lançada para usuários Android, abrindo ainda mais as oportunidades para outra imensa comunidade.

Como toda aplicação que entrega valores expressivos para a sociedade, Trello chamou a atenção de grandes fundos de investimentos com aportes de US$4 Milhões e até US $10 milhões.

Trello sendo usado

Com aportes impulsionando a evolução da aplicação e cada vez mais melhorando a experiência do usuário, em 2014 a aplicação contava com aproximadamente 4,75 milhões de usuários em todo o mundo.

A expansão internacional era uma realidade e a necessidade de tornar a aplicação acessível para todas as pessoas independente do idioma era uma necessidade, foi em Maio de 2015 que o Trello entrou no mercado internacional, trazendo versões traduzidas para o Brasil, a Alemanha e a Espanha.

Estava tudo caminhando bem, uma aplicação consolidada no mundo, essencial na rotina de milhões de pessoas e empresas, nossa sociedade aprendeu a usar o Trello e por isso tinham criado todo o seu processo de gestão de projetos, atividades e outros tipos de controle na aplicação. Resumindo, o mundo estava rendido ao Trello.

Como toda aplicação que nasce com este objetivo de resolver um problema da sociedade e com isso crescer a nível de valor, o Trello foi adquirido por uma gigante de softwares de gestão, a Atlassian (Atlassian é a empresa por trás do Jira, uma das plataformas de gestão ágil mais usada no mundo), dando início a um novo capítulo do Trello e habilitando um caminho próspero de desenvolvimento e de entrega de valor para a nossa sociedade.

Quais os principais problemas que o Trello pode me ajudar a resolver

São diversas as possibilidades de uso do Trello. Desde a criação de uma simples lista de atividades como até um plano de viagens. Seja um projeto simples ou projeto complexo, sempre entregando para o time o que mais buscamos, como por exemplo:

  • Disponibilidade da Informação
  • Centralização da Comunicação
  • Registro de Histórico sobre ações
  • Transparência nas informações
  • Facilidade de uso

Quais são as empresas que usam o Trello

Empresas de todos os portes, profissionais autônomos, Professores, alunos e muitos outros. Gosto sempre de usar algumas empresas como exemplo devido o seu tamanho e risco envolvido, são elas:

  • Google
  • Fender
  • Squarespace
  • Costco
  • Lush
  • Peloton
  • Pinterest
  • e muitas outras.

Estas são apenas como exemplo de que é uma aplicação segura, uma aplicação que você pode confiar seus dados, seus projetos e sua operação.

Trello funciona para todos os times

Sim! Você pode usar o Trello para diversos contextos, diversas situações e times, por exemplo:

  • Time de Design. Pode trabalhar com o Trello desde a Solicitação, todo o processo de criação até a entrega do serviço.
  • Time de Desenvolvimento. Registrar todo o backlog do produto, criar o plano de desenvolvimento, identificar os Épicos, Estórias e Atividades necessárias para a entrega de um incremento.
  • Time de Recursos Humanos. Você pode usar o Trello em todo o processo de recrutamento, usando as fases que você deve cumprir com cada candidato.
  • Assim como os times de Marketing, Gerenciamento de Produtos, Equipes Remotas, Time de vendas, Startups, Suporte ao Cliente e etc.

Não importa o que seu time é ou a configuração que ele tem, se você tem a necessidade de registrar uma demanda e que ela tem um fluxo de valor que precisa ser compartilhado com outras pessoas, use o Trello e seja feliz!

Leave a Reply

Your email address will not be published.